HISTÓRIAS

Livro Sem Palavras


          A Apec (Aliança Pró Evangelização de Crianças) é um movimento levantado por Deus surgiu nos anos 30 em Chicago através de um homem chamado Jesse Irwin Overtholzer (fundador da APEC) que tinha o costume de interromper as brincadeiras de rua das crianças para lhes mostra rum livrinho colorido,sem nenhuma palavra.O livro continha em suas páginas o plano de Salvação.Manuseando o livro sem palavras o homem ganhava muitas crianças para Cristo,então em 1936 ele fundou a APEC nos Estados Unidos e em 60 países.
          Este livrinho colorido ficou conhecido mundialmente, e até hoje ele é o método mais eficaz para alcançar os pequeninos para Cristo.
Como usa-lo?

A história do Livro Sem Palavras

A paz do Senhor,criança!
Hoje eu trouxe um livro bem diferente pra vocês! Este livro não tem nenhuma figura ou palavra,mas nele há uma história muito especial.Você quer ouvir esta história?Então me responda...

Página Dourada

Que cor é essa?O que você lembra quando vê esta cor?
Isso,o ouro!.Você sabia que na bíblia diz em Apocalipse 21 que existe um lugar onde as ruas são de ouro, os muros de pedras valiosas,as portas de pérola...Imagine se sua casa fosse toda de ouro?E lá nesse lugar onde as ruas são de ouro não existe choro,ninguém fica doente, ninguém fica triste.Esse lugar chama-se céu, e sabe quem mora lá no céu?Deus.
Foi Ele quem criou todas as coisas:o mar,os animais,a terra...e o homem,Deus fez você e eu .
Ele nos ama tanto,que preparou esse lugar especial pra gente morar.Quem morar nesse lugar maravilhoso?
Todos nós podemos morar lá..eu,você,mamãe...todas as pessoas.Mas tem apenas uma coisa que não pode entrar no céu.Você sabe o que é?

Página Escura

O pecado...essa cor escura representa o pecado. O pecado não pode entrar no céu.
Você sabe o que é pecado?Pecado é tudo aquilo que pensamos,falamos e fazemos que não agrada ao Senhor .
A bíblia diz que Romanos 3:23 que quando pecamos nos afastamos de Deus.
Você sabia que quando a gente pega um dinheirinho escondido da mamãe, conta mentirinha pro papai ou desobedece aos mais velhos à gente ta pecando.
A gente não peca porque quer,a bíblia diz que o pecado já nasce conosco,Deus ficou muito triste quando Adão e Eva pecaram,a bíblia diz também que o salário do pecado é a morte.
Mas Deus é tão maravilhoso,Ele nos ama tanto que Ele teve um plano especial:
Você sabe qual foi esse plano?

Página Vermelha

O plano de Deus tem muito há ver com a cor desta página.Você sabe que cor é essa? E o que te lembra essa cor? Ah,muito bem,o sangue...
Você sabia que Deus mandou lá do céu uma pessoa pra morrer em nosso lugar por causa nossos pecados?
É verdade,Deus enviou seu único filho Jesus pra morrer numa cruz pra que hoje pudéssemos ter liberdade de adorar a Deus,de vim na igreja,cantar...Imagina se você tivesse só um biscoito e você ta com muita fome,e eu lhe pedisse o biscoito,você me daria? Acho que não,né? Mas Deus nos ama tanto que deu seu único filho pra sofrer,morrer em nosso lugar...e Jesus,era perfeito..ele não tinha nenhum pecado (2 coríntios 5:21),Jesus sofreu carregando uma cruz,as pessoas batiam,cuspiam nele e Ele nem tinha culpa apenas por amor a nós,para nos dá a salvação.pois é...Jesus morreu....
Mas eu tenho uma ótima noticia pra você!!!! Na bíblia diz em 1 Coríntios 15:3 e 4 que Cristo morreu por nossos pecados,foi sepultado,mas ao terceiro dia Ele ressuscitou...Isso mesmo,Jesus ressuscitou,passou da morte para vida,Ele está vivo e morando lá no céu...mas tem outro lugar que Ele também quer morar,sabe onde: no seu coração.
O nosso coração é como se fosse uma casinha,que Jesus bate na porta e diz: Posso entra no seu coração e morar pra sempre?
Mas tem uma coisa: a gente não mora em casa suja,né?Você gosta de chegar na sua casa e vê seu quarto limpinho,o banheiro cheiroso...Jesus também não quer morar num lugar sujo,cheio da sujeira do pecado.
Você sabe como deve ser o nosso coração?

Página Branca

Deve ser assim..branquinho..
A bíblia diz que para vivermos com Jesus lá no céu,devemos ter o nosso coraçãozinho mais branquinho que a neve.O pecado é como uma sujeira que vai deixando o nosso coração sujo,feio.
Você quer ter o coração assim,branquinho,sem sujeira de pecado?Mas pra isso a gente tem que aceitar um presente,quem gosta de presente?Jesus nos deu um presente maravilhoso,que é poder ter a salvação. E você quer o presente da salvação pra você?Para isso,precisamos aceitar a Cristo como Nosso Único e Verdadeiro Salvador.E quando aceitamos a Jesus,nós passamos a fazer parte da família de Deus,a Bíblia diz em João1:12 que podemos ser filhos de Deus se crermos Nele. E um pai que ama muito seu filho não quer deixa-lo sozinho,não quer abandona-lo, assim é Jesus,nos ama tanto que além de morrer em nosso lugar nunca nos abandonará (Hebreus 13:5b). E quando nos tornamos filhos de Deus,Ele quer que os conheçam melhor.
Você sabe como?

Página Verde

Que cor é essa? O que lembra esta cor? Uma plantinha,né?
Quando a gente planta uma plantinha, ela precisa de cuidados especiais como: água,luz,terra e atenção...
Então ela vai crescer,crescer e virar numa linda arvore e dá frutas gostosas...Pois é,assim também somos nós
Quando a gente aceita a Cristo,somos como uma sementinha que também precisa de cuidados especiais pra crescer muito forte.A gente precisa de orar,obedecer a Deus,ler a bíblia,ir a EBD,falar de Deus aos amiguinhos ,ir á igreja e cantar pra Jesus...esse alimento faz você crescer forte com Cristo e agrada muito ao Senhor, fazendo isso o Senhor nos dá força pra nunca mais pecar..Mas se de repente,sem perceber você pecar,a bíblia diz que se confessarmos pra Deus o nosso pecado Ele nos perdoa (1 João 1:9), só que você não pode ter vergonha de falar com Deus o que você fez,diga a Ele que você ta arrependido de falar mentira,palavrão (etc) e que você não quer fazer mais isso,que com certeza Deus vai te perdoar,porque Deus te ama.
E agora você que quer receber o presente da salvação que Jesus quer te dá,eu quero que você abaixe sua cabeça e ore comigo: Senhor, eu estou arrependido do meu pecado.Sei que Jesus morreu na cruz pra me salvar e quero que o Senhor entre no meu coração e more pra sempre,em nome de Jesus,amem!
Bibliografia
Apascenta meus cordeirinhos/APEC
Evangelismo e Discipulado Infantil/CPAD









_________________________________________________________________________________


A ESTRELA DO NATAL!!!            

Há muitos anos atrás... Em uma cidadezinha chamada Belém... Em noite sem lua... Quatro estrelas teimavam em reinar no céu.
Haviam ouvido dizer que nasceria um Menino-Deus, que traria a Salvação para o mundo; e que, uma estrela muito brilhante guiaria o povo até o lugar de Seu nascimento.
Das quatro, três brigavam entre si, para saber qual delas teria essa honra e então, sua história haveria de ser contada por todos, quando falassem no nascimento do Menino e essa estrela ficaria famosa.
Uma delas disse:
- Eu serei a estrela escolhida porque sou a maior de todas; porém, enquanto falava e revirava suas pontas, não viu que lá em baixo, um casal humilde atravessava o deserto.
A segunda estrela viu o casal, mas não deu importância e falou:
- Eu sou a mais brilhante e por isso serei a escolhida, e enquanto falava pensava: “Não vou desperdiçar meu brilho com um casal de mendigos”.
A terceira estrela, nem grande, nem pequena, também não muito brilhante, porém muito imponente retrucou:
- Lá em baixo seguem os pastores, vagando na escuridão, mas eu só vou iluminar o Menino importante, guardarei meu brilho para Ele, pois serei a escolhida.
Enquanto isso, em um cantinho do céu, uma estrelinha muito pequena, não conseguia ouvir o que as suas amigas falavam, porque estava muito ocupada tentando iluminar, sozinha, o caminho do pobre casal e dos pastores que por ali passavam.
Ela também gostaria de ser a estrela escolhida, mas não tinha essa pretensão. Era a menor dentre as estrelas do céu, por isso, contentava-se em ajudar os peregrinos, iluminando com seu pequeno brilho o caminho dos desconhecidos.
Foi quando, neste instante, três reis cruzaram o caminho e a única estrela que conseguiram enxergar era a pequena e solitária estrelinha, e, decidiram segui-la
Quando percebeu que seu pequeno brilho estava sendo de grande valia para aquelas pessoas pobres ou ricas, a estrelinha encheu-se de alegria e começou a inflar... inflar... inflar... até que explodiu em grandes e luminosos raios que cobriram todo o céu, até apontar para uma pequena manjedoura, onde aquele pobre casal que ela iluminou, deitava coberto em panos o seu Menino, rodeado pelos pastores que por ali também passaram.
Os reis conseguiram chegar até o Menino-Deus e a pequena estrela, a menor dentre todas, tornou-se grandiosa e, seu brilho foi reconhecido por toda a humanidade como sendo “A Estrela do Natal”.
Quanto às outras, que só se preocuparam com suas vaidades, continuaram no anonimato.


***************************************


O LÁPIS BRANCO / A HISTÓRIA DO LÁPIS

Em uma caixa de lápis de cor, havia lápis de muitas cores: branco, preto, verde, azul, amarelo, vermelho...
Eram todos diferentes em suas cores, mas todos eram lápis de cor. E começou uma discussão entre eles, para saber quem era o mais bonito.

Cada um tinha o seu motivo.

E o verde disse:

- Eu é que sou o mais bonito, pois sirvo para desenhar um lindo gramado em um grande painel, quem sabe até uma floresta inteira.

E o marrom respondeu:

- Grande coisa, sem mim você não desenha árvores, pois sou eu quem desenha os troncos.

Disse o lápis rosa:

- Você também precisa de mim para desenhar as flores. Lindas flores cor-de-rosa.

E o vermelho, todo orgulhoso, falou:

- Eu sou mais bonito, porque sou a cor do amor. Todos desenham lindos corações comigo.

E o azul:

- Ora, quem é capaz de desenhar o céu sem mim?

O amarelo também se achava o mais importante e falou:

- Não tem céu azul sem sol!

E cada lápis tinha seu motivo para se achar o mais bonito, e cismaram que o branco não tinha utilidade, pois, por mais que se esforçasse, não conseguia riscar o papel branco do caderno de desenho.

E começaram a discriminá-lo.

Todas as vezes que as crianças pegavam a caixa de lápis para desenhar, os lápis coloridos davam um jeitinho de afastar o lápis branco.

Desta forma, todos foram diminuindo de tamanho, porque eram muito apontados pelas crianças, menos o lápis branco, que permanecia novinho em folha.

Até que os lápis coloridos acabaram e seus toquinhos, que não davam mais para apontar, foram jogados no lixo.

Restou apenas o lápis branco, esquecido em um cantinho da caixa de lápis, desprezado, sem conseguir exercer a sua função de lápis de cor, mesmo sendo capaz.

Um dia, uma criança o encontrou e resolveu desenhar uma nuvem, uma nuvem branca, no céu azul! Pegou um papel azul e começou a pintar sua nuvem e seu desenho foi o mais bonito, pois, além da nuvem, viu que também podia desenhar a espuma das ondas do mar.

E, assim, todos viram a importância do lápis branco, porque ele também era um lápis de cor e uma bela cor.





*******************************
A GLÓRIA DE DEUS
(BASEADA EM JOÃO 17.1 - 8)
(Faça uma coroa de e.v.a  dourada e coloque na cabeça)

   Uma rainha usa coroa, não é? também se veste com roupas muito bonitas. há muitos anos atrás, a rainha mandava em seu pais - a Inglaterra. esse país fica bem longe daqui. a rainha era boa e amava a jesus.
    todos a achavam muito bonita. mas cada semana, a rainha trocava suas vestes reais por outras bem simples, como as suas e as minhas. tirava sua coroa e saía pelas ruas a pé. ela queria ouvir o que as pessoas diziam. queria saber se as pessoas estavam felizes em seu país e se haviam alguma coisa que ela, a rainha, podia fazer para melhorar a vida delas. 
   um dia, ela ouviu uma mulher dizer que o pão estava menor, mas custava o mesmo preço. outro dia ela ouviu que estava faltando água e assim ela podia fazer com que não faltasse água e que o pão fosse do tamanho certo.
   A rainha vitória andava por uma rua pobre, quando de repente começou a chover. Então ela parou na frente de uma casa e bateu. A mulher veio atender e perguntou:
   --- o que a senhora quer?
   --- está chovendo e estou longe da minha casa - disse a rainha.
   --- será que a senhora poderia me emprestar um guarda - chuva?
   A mulher fez uma cara feia e entrou falando baixinho:
   --- essa mulher! já é bem velha pra saber que deve carregar um guarda - chuva quando sai. Não vou lhe emprestar meu guarda - chuva novo. De repente ela não me devolve, esse está muito bom, e pegou um guarda - chuva com duas barbatanas quebradas.
   A rainha quando recebeu o guarda chuva, agradeceu e disse: Ainda hoje mandarei devolver a senhora o guarda-chuva, muito obrigada. Deus a abençoe.
   A mulher entrou em casa reclamando.
   Duas horas depois, parou em frente a casa dessa mulher, a carruagem da rainha vitória. dois empregados do palácio bateram a porta. Quando a mulher abriu, um dos empregados disse:
   --- A rainha manda devolver o guarda chuva que a senhora emprestou  e lhe manda esse presente.
   E o empregado entregou uma cesta cheia de coisas boas para comer.
   A mulher ficou parada à porta sem saber o que dizer, depois de algum tempo ela se pôs a chorar, então dizia:
   --- Se eu soubesse que era a minha rainha, tinha emprestado o meu  guarda-chuva novo. Oh! porque emprestei o velho e quebrado? se eu soubesse que era a minha rainha....
        se eu soubesse....
   Crianças, aquela mulher só podia ver a rainha com aquelas roupas reais e coroa, sem aquelas roupas, a rainha não parecia rainha.
    Quando jesus veio a este mundo também foi assim, ele deixou o céu, onde ele vivia com uma roupa que brilhava, o céu é claro e brilha como o sol e jesus vivia lá com todo o seu brilho. M as, jesus veio a este mundo como um homem do seu tempo, ele usava o cabelo como os outros homens, vestia uma roupa como os outros e ninguém pensava que Ele era Deus.
   
fonte: revista junta de missões mundiais



*********************************************************************************

QUERIDOS PROFESSORES! ESTA HISTÓRIA E MUITO LINDA E ENSINA UMA LIÇÃO ABENÇOADA SOBRE COMO DEVEMOS USAR OS NOSSOS LÁBIOS, QUE O SENHOR NOS ENSINE A CADA DIA CUIDAR DAS PALAVRAS QUE SAIRÃO DE NOSSOS LÁBIOS!
EM BREVE ESTAREI POSTANDO O TEXTO DESTA HISTÓRIA.
GRANDE ABRAÇO!!
TIA TETÉ!
















*************************************************************    A FAMÍLIA GARRAFA

                                                  Flávia Brasil Esteves


Apresentação:

Arranje cinco garrafas de tamanhos diferentes, preferivelmente de vidro transparente, procurando aproximar os tipos de garrafas com os membros da “família”. Leia a estória antes de caracterizar os “personagens”.

1. Papai Garrafa
Arranje uma garrafa de boa altura, fina, em cujo gargalo se colocará uma moeda ou nota meio enrolada.

2. Mamãe Garrafa
Pode ser bojuda, não muito alta, podendo ter como tampa uma panela de brinquedo ou qualquer outro objeto doméstico.

3. Florinda Garrafa
Será ideal ser representada por uma garrafa de vidro trabalhado, não muito alta, sendo colocada no alto uma flor ou um ramalhete de flores.

4. Rosa Garrafinha
De pouca altura  e pequeno diâmetro, lembrando uma “menina”. Como tampa, poderá servir um carretel (ou retrós) de da linha.

5. Zezé Garrafa Bolão
Deve ser de pouca altura, tendo como “cabeça” uma bola de plástico ou borracha.

As garrafas devem estar vazias; uma boa quantidade d’água deve estar à disposição do narrador, que deverá usa-la para encher as garrafas no momento propício.

Começa-se então, a estória, apresentando-se cada membro da família Garrafa.

Lição

Aqui está Papai Garrafa, alto, magro, sempre preocupado com os negócios. Trabalha muito – de manhã à noite – e se preocupa só em ganhar dinheiro. Os propósitos da sua vida estão resumidos em dinheiro. Podemos vê-lo ao chegar em casa à noite, cansado e nervoso. Já vem gritando com todos, sem pensar que mamãe Garrafa e os filhos também tiveram os seus afazeres e contrariedades. Negócios, dinheiro – dinheiro, negócios – esta é a única preocupação de papai Garrafa.

Olhemos agora para Mamãe Garrafa. Que vida atarefada! Cuida dos filhos, cozinha, varre e limpa a casa; não tem o mínimo de sossego durante o dia; sua maior preocupação é manter tudo na maior ordem e o mais perfeito possível; e por isso mesmo vive correndo de lá para cá; sua vida é uma roda-viva entre as coisas materiais.

E aqui está sua filha mais velha – Florinda Garrafa. É mocinha já. Os seus pensamentos são leves como uma pluma e está sempre com roupas bonitas e enfeites atraentes. Com isto a sua cabecinha está cheia, não dando lugar a estudos e coisas mais sérias. Sonha bastante, lê romance, assiste novelas, e então dá asas a sua imaginação. Não tem senso de responsabilidade; por exemplo, não sente que Mamãe Garrafa talvez esteja cansada e precisa de alguma ajuda. Florida não pode estragar o seu penteado, suas unhas, sua “toilette”.

E aqui está Rosa Garrafinha, menina de dez anos. É meiga, boazinha, estudiosa, alcançando sempre boas notas na escola. Gosta de costurar para suas “filhas” – as bonecas, e assim vive despreocupada com outros assuntos. É quieta e procura não atrapalhar os outros, mas pensa só em si, esquecendo-se que já é grande e pode ser de muito auxílio para o próximo.

Por último vem Zezé Garrafa Bolão. É um menino de sete para oito anos. É o valentão do lugar. Comanda todos os garotos, e muitas janelas já foram quebradas por causa da sua mania por futebol. Não tem consideração pelas coisas de casa, não procura poupara a Mamãe com todo o seu serviço. Geralmente está com a camisa suja ou rasgada, os sapatos cheios de lama, os cabelos em desalinho.

Toda a vizinhança conhece a família Garrafa tal qual a temos descrito. Um certo dia, porém, algo aconteceu para que tudo se transformasse. Uma pequena influiu para que todos os membros da família se tornasse completamente diferentes. Veja o que aconteceu:

Convidada por uma amiguinha, Rosa Garrafinha foi a uma aula bíblica. Lá teve a oportunidade de ouvir de Alguém chamado Jesus Cristo. Ouviu que Ele é o Filho de Deus, deixou Seu lar no Céu e veio aqui à terra para encher vidas vazias com a Água da Vida. Todos os corações, de crianças e adultos, são secos e sedentos por causa do pecado. Mas Jesus levou nossos pecados sobre si na cruz, tomando o castigo que merecíamos. Morreu, mas ao terceiro dia ressuscitou e está vivo, no Céu. Por isso, Ele agora pode nos oferecer de graça esta água preciosa. – Rosinha pensou: “É justamente isso que eu preciso!” Com um coração sincero e humilde voltou-se para Cristo, o Salvador (vá despejando água na garrafinha),  e sua vida foi transformada... em um instantinho! De vazia, sem vida, Rosa Garrafinha sentiu a Graça de Deus enchendo a sua alma em toda a sua plenitude. A costura, seu egoísmo de fazer somente o que lhe agradava – tudo isso desapareceu; e o Mestre, amigo das crianças, encheu a sua vida.
Rosa Garrafinha voltou correndo para casa.
-       Mamãe – disse com o rosto todo iluminado – adivinha só o que aconteceu comigo!
-       Mamãe Garrafa preparava apressadamente o jantar e nem quis prestar atenção para o que sua filha lhe dizia. Rosa, porém, continuou a seu lado, contando-lhe com alegria transbordante o que lhe acontecera.
Mamãe sentou-se. Impressionada com o testemunho de Rosinha, ouviu atentamente todas as experiências que havia tido naquela tarde e, meditando sobre a sua própria vida, sentiu-se também só, sem alegrias e necessitada de Alguém que a amparasse e tomasse conta de todo o seu ser. Lembrou-se do tempo de criança e de como havia aprendido a louva-LO; agora ali estava, arrependida de ter vivido longe dos caminhos de Deus, sem vida e sem a Água essencial à alma. Mamãe Garrafa então orou com a filha, ali mesmo na cozinha (coloque água na mamãe enquanto apresenta). Dali a instantes, era outra a atmosfera daquele lar. Até as panelas pareciam cantar junto com Mamãe e Rosa Garrafinha.
Esta auxiliou a mãe no preparo do jantar e logo tudo estava pronto.

Sete horas da noite. Chega Papai Garrafa, cansado e nervoso, pronto a responder de mau humor a quem lhe dirigir a palavra. Mas... que diferença! A mesa posta, a cozinha arrumada, Rosa em um vestido limpo e bem penteada. Mamãe com um rosto alegre e bem arrumada:

- Pronto, papai, aqui estão os seus chinelos e o jornal da tarde – disse-lhe a menina com um sorriso que o desarmou completamente.
Logo depois chega Florinda Garrafa, no momento em que a família se dirigia para a sala de jantar. Estranhou o ambiente – a calma, o sorriso nos lábios de todos – porém nada disse. “Que teria acontecido?” Pensavam papai e Florinda, muito desconfiados. Já na hora da sobremesa, aparece o Zezé Garrafa Bolão fazendo barulho, falando alto, mas... ao avistar na sala os pais e irmãs tão diferentes, ficou desarmado para continuar com sua atitude costumeira. Foi bem depressa para o quarto, aprontou-se o mais rápido possível e desceu para jantar.

Acabada a refeição, Papai não aguentou mais de curiosidade e, juntamente com Florinda e Zezé, procurou saber o que havia sucedido.
Mamãe contou então sua experiência daquela tarde. Rosa narrou também tudo quanto havia se passado com ela. Papai, Florinda e Zezé prestavam tanta atenção que pareciam querer engolir as palavras que escutavam. Depois papai (vá despejando água no Papai) com toda seriedade expôs o desejo que surgira em seu coração de se voltar para Deus, deixa tudo quanto até aquele momento havia sido a coisa essencial de sua vida.
Florinda, também, com lágrimas nos olhos reconheceu ter sido superficial, egoísta, orgulhosa (Despeje água na Florinda). Agora queria ser diferente pela graça divina.
Zezé Garrafa Bolão ouviu tudo atentamente. Uma tremenda luta se travava no seu íntimo. Queria deixar Aquele Amigo e Salvador entrar em seu coração ( derramar devagar um pouco de água em cima da bola), e por outro lado, outra força procurava persuadi-lo a conservar tudo quanto mais estimava – os jogos, o futebol, a BOLA.
Papai se rendeu; Cristo saciou sua sede espiritual com Água da Vida. Florinda, resolvida a abandonar todas as coisas passadas Abreu seu coração para que o Salvador lhe desse também daquela Água. Por fim, Zezé Garrafa Bolão, com fé tão simples de uma criança, confessou sua firme decisão (retire a bola e despeje água em Zezé Bolão) de receber de igual modo a Água da Vida Eterna.

Cristo entrou naquele lar, e a noite foi memorável para toda a família Garrafa. Todos juntos se ajoelharam e oraram, e pela graça divina aquelas vidas foram plenamente cheias da Água cuja “Fonte salta para a Vida Eterna”.

Esta é apenas uma estória extraída da imaginação de um ser humano, mas a verdade nela revelada é a de que pelo poder de Cristo Jesus podemos saciar nossas almas sedentas, porque Ele afirma: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba” (João 7.37b).

Professor:
Aqui faça o apelo, de acordo com a orientação que lhe der o Espírito Santo, através da Palavra de Deus.
*************************************************************** 
 Coração fedorento
 “Porque para DEUS somos o bom cheiro de cristo”
                                                                  (2 coríntios 2:15)
Personagens: Tia Teté e Lilica

Material: Mochila contendo vidro de água sanitária, detergente,sabonete,perfume,e pregador de roupas, bom ar . etc....

Lilica:(Entra chorando e gritando e se cheirando com bom ar na mão jogando pra cima)
Eu não aguento mais esse fedor, parece que persegue ,que horror!!!
tia  Teté: calma Lilica ,o que esta acontecendo? Mas que fedor é esse ?quanto tempo faz que você não toma banho?
Lilica: todos os dias três ,3 de abril , 3 de maio etc. Faltam poucos dias pra mim  tomar outro banho .
tia Teté:  você precisa mesmo de um banho seu cheiro e bem desagradável (pega o regador e finge dar banho esfregando o escovão ) mas nem com um banho você para de feder em?
Lilica : (chorando) mas o que eu vou fazer?(para e pensa) já sei vou olhar na minha mochila ,quem sabe eu acho alguma coisa que me ajude acabar com esse fedor (tira um vidro de água sanitária e finge que vai beber)
tia Teté: não Lilica você não pode fazer isso, é perigoso, isso faz mal a sua saúde .
Lilica: ah tia eu preciso acabar com esse  fedor ,então esperai (abre a mochila e pega o detergente e esfrega no corpo)e cheira dizendo:não acabou nada continuo fedorenta (chora).
tia Teté: Lilica para agora você não pode esfregar detergente no corpo você vai ficar toda coçando .sua mãe te jogou no lixão?.
Lilica: claro que não.
tia Teté: você comeu morcego morto?.
Lilica:  você esta doida tia ?onde vou achar morcego morto pra comer?
tia  Teté:  espera ai ,deixa eu dar uma olhada  (chega perto da Lilica tampando o nariz da uma olhada e diz:deixa eu ver   seu coração ,abre  peito da jardineira cheira e grita : já seiiiiiiiiiiii é o seu coração )   (coração pendurado no pescoço preto e branco )
Lilica:  meu coração como assim ? .
tia Teté: seu coração esta sujo , olha pra ele ,olha a cor dele, esta preto , todo sujo ,sujo pelo pecado , e o pecado fede muito.
Lilica: (chorando)eu estou perdida, minha vida acabou,tanta coisa errada que eu fiz,meu coração esta podre ,que horror mas sujo que um lixão,cheio de mentiras , pecado, engano ,tanta coisa  não sei o que fazer .
tia Tetê: calma Lilica existe uma solução ,não se desespere .
Lilica: me diz tia o que devo fazer ,diz logo tia eu não agüento mais esse fedor .
tia tete:deixa JESUS entrar em seu coração e fazer uma limpeza completa ,ele vai tirar toda sujeira do pecado e o seu coração vai ficar limpo e perfumado .
Lilica: mas como ele vai limpar meu coração ,com cloro?
tia Teté:  não Lilica com sangue , só o sangue de JESUS pode te limpar de toda sujeira que te deixa fedorenta .
Lilica: sangue? como assim ?
tia Teté: sangue que Ele derramou na cruz do calvário só por te amar ,só ele te limpara você quer ?
Lilica: claro que sim !,eu preciso me livrar desse fedor horrível,o fedor do pecado ,não quero mais esse coração fedorento , ore por mim tia ?(faz a oração entregando a Lilica nas mãos do senhor ,depois da oração ,vira o coração  para o lado branco .)
Lilica: (gritando )parou de feder ,parou de feder ,não estou fedorenta, estou perfumada  , glória  a DEUS ,eu tenho o perfume de cristo (pula de alegria ,abraça a tia Tetê , e sai correndo pedindo as crianças para a cheirar)
tia Teté: é isso ai Lilica  JESUS  muda as pessoas, troca um coração fedorento Num coração perfumado .
Lilica: obrigada tia por me apresentar JESUS estou me sentindo limpa e cheirosa
tia Teté: que bom Lilica permaneça assim bem cheirosa com o perfume de cristo (Lilica despede das crianças e sai gritando:” estou perfumada !!”

OBS: :fazer a experiência da água suja e água sanitária e o iodo .



***************************************************************** 
   "A MALA DA  ALEGRIA”                                

“Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.” (Fp 4.4)


PERSONAGENS: TIA TETÉ (CLEILTA)  LILICA( CLEUZELI)

MATERIAL   DIDÁTICO: mala grande,( colocar dentro da mala tudo que nos traz alegria passageira) ex:  chocolate,sorvete, biscoito recheado,  picolé,  presente , brinquedo, doces, dinheiro, passeios . etc...

Lilica:( entra  correndo puxando a mala e dizendo que esta muito alegre e dando beijocas nas crianças) diz: ai tia Teté eu estou muito alegre ,muito alegre mesmo!!!!( suspira)

Tia Teté:  oi  Lilica que felicidade é esta? o que que aconteceu pra você ficar tão feliz assim?

Lilica: ai tia Teté  tem acontecido tanta coisa que se eu for te contar vou passar a noite toda falando, falando,e falando... e mesmo assim não vou conseguir  falar  de tanta alegria!

Tia Teté: nossa agora eu fiquei curiosa , nunca vi alguém tão feliz assim, deve ser uma coisa muito boa Lilica, pra  você ficar desse jeito, mas mim conta Lilica  quero  saber , e as crianças também( não é crianças? aguardar  respostas)

Lilica: tia Teté deixa de ser curiosa,e vocês também (vira para as crianças)será que vocês não perceberam nada de diferente em mim?  nada mesmo?( Lilica da uma voltinha com a mala)  tem certeza que não tem nada diferente mesmo? nadica de nada?

Tia Teté: Há já sei , é esta mala,  sua alegria  tem  a ver com esta mala? como  assim?  o que tem de especial dentro desta mala tão grande que te deixa tão feliz?  você vai fazer uma viagem?

Lilica: claro que não tia, como vou viajar sozinha com uma  mala deste tamanho?

Tia Teté: ai Lilica  sinceramente não estou  te entendendo! conta logo vai  não me deixa curiosa, deixa eu ver o que tem dentro dessa mala ai eu vou descobrir porque tanta felicidade.

Lilica: calma  tia,  eu vou te mostrar, espera ai ( Lilica abre a mala e começa a mostrar tudo que lhe deixa alegre)

1: barra de chocolate: ai tia quando eu como chocolate  eu fico com mais energia, consigo até ajudar minha mãe no serviço da casa, chocolate é bom de maiiiissss!!!!

2: sorvete: ai tia se deixar eu tomo um balde cheio de sorvete, nossa só de pensar  me  dá água na boca, hummmmmm  que delícia!!

3: biscoito recheado: tia Teté, tem tanto tipo de biscoito recheado que eu fico perdida  sem saber qual escolher, mas o meu preferido é  o de  brigadeiro, muito bom  mesmo!

4:picolé: de todos os sabores, todos mesmo ,todos picolés são maravilhosos! morango , maracujá, limão, coco,chocolate, uva e etc...

5: presente: tia eu nunca passei um aniversário sem ganhar presente, deve ser muito triste  viver sem sem ganhar presente, mas eu não posso reclamar , vivo ganhando presentes, isso não é motivo de alegria?

6: Brinquedo: tia imagina uma criança brincar sem brinquedo? ninguém merece, eu tenho muitos brinquedos, posso dizer que sou uma criança realizada!

7: doces:  ai quanto doce , posso escolher  os melhores, quando vou ao shopping eu faço a festa como doce  pra lá!

8: passeio: como é bom passear,curtir a vida,é bom de mais, se eu pudesse eu só ficava passeando, passeando,!!!

9:Dinheiro:  tide todas estas coisas que te falei a melhor delas é o ....... dinheiro dinheiro!!!!!!!!!!!!! dinheiro , dinheiro ,  dinheiro, muito dinheiro!!!!!!! com o dinheiro agente compra de tudo, só  quem  tem  dinheiro é feliz,que tem dinheiro só vive alegre, quem tem dinheiro pode comprar tudo que  quiser, de tudo!!!  esse é o motivo da minha alegria tia eu tenho muito dinheiro, eu tenho motivo de sobra pra ser á pessoa mais feliz do mundo, é por isso que o nome da minha mala é “MALA  DA  ALEGRIA” dentro dessa mala eu carrego tudo que representa minha alegria, entendeu agora  porque estou radiante de alegria?

Tia Teté: É Lilica olhando assim você parece a criança mais feliz do mundo, mas infelizmente  eu tenho uma noticia muito triste pra você , você é a criança mais triste que eu já conheci,

 você pode comprar tudo o que quiser só não compra a alegria da salvação, toda essa alegria que você diz que tem, é uma alegria passageira, passa rápido, você nem percebe,  a alegria desse mundo é passageira, na mesma hora que você esta feliz de repente você entristece, mas eu  conheço alguém que tem  a verdadeira alegria, só Jesus  pode nos dá  essa  alegria, em  Fp 4.4 nos diz:  “ALEGRAI-VOS SEMPRE NO SENHOR, OUTRA VEZ VOS DIGO ALEGRAI-VOS NO SENHOR todas essas coisas que você me mostrou pode sim  trazer algum tipo de alegria, mas  a nossa alegria tem que estar no senhor , porque sem ELE é impossível sermos felizes, tudo isso pode ser muito bom, mas melhor do que Jesus eu tenho certeza que não é , nossa vida é recheada de coisas legais, picolé, biscoito,bala e muito mais, mas o melhor mesmo é ter Jesus e sempre o adorar.

Lilica: ai tia estou tão envergonhada, eu que achei que era a criança mais alegre do mundo, acabei descobrindo que era puro engano,como faço pra ser uma criança feliz de verdade? como ter a verdadeira alegria?

Tia Teté:  É fácil Lilica ! você só precisa  entender ,e crer que só Jesus pode te dar a verdadeira alegria! presta atenção Lilica vou cantar pra você uma música, e você vai entender o que é realmente melhor! alegria verdadeira ou a passageira

(cantar música da jayane vol. 2)



 É mais  que bom!

A vida é muito recheada de coisas legais
É picolé, bombom, biscoito, bala e muito mais
Mas isso nunca foi melhor que adorar a Deus
Eu sou criança mas entendo isso muito bem
Bom, bom, é muito mais que bom, é
Até melhor que picolé
É cantar, é pular
É correr pra perto de Deus
Bom, bom, é muito mais que bom, é
Até melhor que picolé
É cantar, é pular
É correr pra perto de Deus
Bom, bom, bom, bom, bom, bom
É muito mais que bom, é
Bom, bom, bom, bom, bom, bom
Até melhor que picolé
Bom, bom, é muito mais que bom, é
Até melhor que picolé
É cantar, é pular
É correr pra perto de Deus
Bom, bom, é muito mais que bom, é
Até melhor que picolé
É cantar, é pular
É correr pra perto de Deus
Bom, bom (bom, bom), bom, bom (bom, bom), bom, bom
É muito mais que bom, é
Bom, bom (bom, bom), bom, bom (bom, bom), bom, bom
Até melhor que picolé

Bom, bom (bom, bom), bom, bom (bom, bom), bom, bom
É muito mais que bom, é
Bom, bom (bom, bom), bom, bom (bom, bom), bom, bom
Até melhor que picolé
Hum! Que delícia!

Lilica: ai tia agora eu entendi  quem realmente pode mim dar a verdadeira  alegria,  a alegria da salvação!
Tia Teté: Que bom Lilica é só você aceitar Jesus como salvador da sua vida e você será a pessoa mais alegre do mundo!( tia Tetê ora pela Lilica  e as demais crianças, encerra despedindo da Lilica )

fim: Jesus é a verdadeira alegria!!!!    
            
CLEILTA CANDIDA RODRIGUES DO VALE
20/07/2010


**************************************

Os piratas que acharam um tesouro
  
Oi, lá vem mais uma história, como você já viu no título é a história dos piratas que acharam um tesouro. Os piratas não eram felizes. Um dia eles ouviram falar que tinha um navio naufragado e foram procurar. Depois de muitos mergulhos eles finalmente acharam o navio. Dentro do navio tinha um baú bem grandão. O baú estava trancado. Com muita dificuldade tiraram o baú de dentro do navio naufragado e também com muita dificuldade abriram o baú e dentro daquele baú tinha uma caixa e dentro daquela caixa tinha outra caixa e dentro daquela caixa mais uma caixa e o pirata ficou bravo. Ele falou: “Mas não é possível, fizeram a gente vir aqui por causa de uma brincadeira.” Outra e mais outra e o que você acha que tinha na outra caixa? Tinha um livro e dentro daquele livro tinha uma cartinha escrita: “Você achou o melhor tesouro que já existiu, este é o mapa onde tem riquezas e felicidades.” Esse tesouro era a Bíblia. Sabe por que a bíblia estava tão guardada? Porque no tempo em que o navio naufragado estava viajando era proibido ter Bíblia então a pessoa que tinha a Bíblia chamava de tesouro. Os piratas acharam que era um mapa para esse lugar. Quando eles chegaram em João 3:16 que diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que enviou seu filho único para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna.” Eles entenderam que aquele livro que era a Bíblia não era um mapa mas sim um livro que mostra o que devemos fazer aqui na terra pra ir pro céu. Eles mudaram de vida e deixaram de roubar. Essa história é real.


*********************************************************************************























*********************************************************************************

PIPOCA, O PEIXINHO ENCRENQUEIRO!
“Oh quão bom e quão maravilhoso é viverem unidos os irmãos”!
 (Salmo 133:1)


FIGURA 1
Era uma vez um peixinho que se chamava Pipoca. Ele tinha esse nome porque aonde ele ia estourava uma confusão. Sabe por que? Ele era muito fofoqueiro. Vivia inventando umas “mentirinhas” a respeito dos outros peixinhos.No recife, onde ele e os outros peixinhos moravam, era um lugar muito bonito. A água era tão limpinha que lá de baixo dava pra ver o céu. Tinha muitos corais, plantinhas e muita comida pra alimentar todos os peixinhos. Era o local preferido da maioria dos peixes.Pipoca não gostava, ele ficava com raiva e vivia reclamando:- Esse lugar está muito cheio. Não dá nem para nadar. Porque todo mundo tem que vir pra cá?


FIGURA 2
Splash, um peixinho que passava na hora, ouviu Pipoca reclamar e disse:- Pipoca, aqui é seguro, não tem pescadores, tem muita comida pra todos, não tem poluição, por isso a maioria dos peixes vive aqui.Pipoca respondeu:- Ah não dá, ta muito cheio, procurem outro lugar.- Não Pipoca, como diz o ditado – “os incomodados que se retirem”, o mar é nosso também. Procure você outro lugar para morar.Pipoca ficou vermelho de raiva, ele pensou:…È assim né, procurar outro lugar. Eu cheguei aqui primeiro, então esse lugar é meu! Já sei o que vou fazer para esvaziar o recife. Vou inventar umas mentirinhas e logo todos os peixes vão se zangar uns com os outros e vão embora.
FIGURA 3
E assim ele começou…Procurou o camarão e disse:- Sabe camarão, estou muito triste.- Por que, disse o camarão.- O baiacu falou que você é muito feio, tem uns bigodes enormes e parece uma pimenta, de tão vermelho.- O camarão ficou muito irritado e foi tirar satisfação com o baiacu.
FIGURA 4
- Pipoca foi correndo até o baiacu para provocá-lo também.- Sabe Baiacu, estou muito, muito triste.- Por que Pipoca. O que está acontecendo?- É o Camarão.- O que houve com o Camarão, ele é meu amigo.- Amigo?! Se aquilo é amigo, você não precisa de inimigo.- Por que está dizendo isso Pipoca?- Sabe como é, eu não gosto de fofoca, mas não agüento ver uma injustiça.- Diga logo, Pipoca.- È que o Camarão disse que você é espinhudo e quando infla, fica parecendo uma baleia de tão gordo.- Ah é! Mas o Camarão parecia tão meu amigo, falando umas coisas dessas a meu respeito? Vou tirar satisfação com ele.E foi…
FIGURA 5
Pipoca ficou rindo… Estou conseguindo.Quando o Camarão e o Baiacu se encontraram foi a maior confusão!Eles discutiram muito, pois já estavam zangados, e um não deixava o outro falar. Foi a maior briga.Pipoca ficava de longe, só rindo da confusão.E assim foi… Pipoca foi inventando mentiras sobre os peixinhos do lugar e ia soltando seu veneno. Os peixes, ingênuos, acreditavam em sua estória, acabavam brigando uns com os outros, brigavam e iam embora para outro lugar.
FIGURA 6
A confusão foi tão grande que o lugar foi ficando vazio, vazio. Splash tomou um susto, ele estava viajando por outras águas, quando voltou ao recife, ele estava vazio, só Pipoca estava lá.Ele pensou… o que está acontecendo este lugar é tão movimentado, tão alegre, cheio de vida, está tão triste. Aí ele viu Pipoca nadando, nadando, todo alegre.- Pipoca, onde estão os outros peixes? O que aconteceu? Os pescadores descobriram o nosso refúgio?- Ah, não sei não, os peixes resolveram se mudar pra outro lugar.- Por que? Disse Splash.- Ah não sei! Eles arrumaram uma confusão, brigaram e cada um foi prá um lado.- Porque só você ficou aqui Pipoca?- Ora, aqui é a minha casa, meu lugar, é aqui que eu devo ficar.- Por que os peixes brigaram, eram tão unidos, tão amigos?- Umas fofocas que inventaram por aí, e eles acreditaram.- Fofocas, que fofocas, quem inventou isso? E a seu respeito, ninguém disse nada?Splash, começou a desconfiar de Pipoca.- A meu respeito, bem, é, quer dizer, hum, eu não sou bobo, não acredito em qualquer coisa.- Ah é! E sobre aquela estória que você andava reclamando que o recife estava muito cheio?- Splash, que era um peixinho muito inteligente, começou a apertar Pipoca com tantas perguntas, ele sabia que tinha alguma coisa errada.- Pipoca, que tinha a língua solta, não agüentou e disse:- Ta bom, eu confesso fui eu que inventei as fofocas. Mas não me arrependo, o recife ficou do jeito que eu queria, bem vazio e sossegado.- Splash, responde:- Ah é, então fique com o recife todo prá você, porque eu também vou para outro lugar, vou procurar os meus amigos, fique aí sozinho, do jeito que você queria.
FIGURA 7
- Vai mesmo, eu não preciso de ninguém, posso viver aqui sozinho, vai mesmo, tchau!Só que Pipoca achou que poderia viver sozinho. Sem ninguém para brincar, estudar, conversar. Passava todos os dias ali sozinho, nadando de um lado para o outro. Sem nada para fazer.- Que coisa chata, eu não tenho ninguém para brincar, não tenho ninguém para conversar, eu estou me sentindo tão sozinho. Buá….Buá…E começou a chorar, ele chorava tão alto que os outros peixinhos ficaram com muita pena dele. Apesar do que Pipoca tinha feito, eles mesmo assim o amavam e resolveram ver o que estava acontecendo.
FIGURA 8
- Splash, que era tipo um líder, perguntou:- O que está acontecendo com você Pipoca, por que está chorando?- Eu me sinto tão só , eu não sabia que era tão ruim ficar sozinho, sem ninguém para brincar, conversar.- Ah então você não queria o recife todo para você?- Eu não quero mais, o recife não é só meu, eu quero os meus amigos de volta.- Então, peça desculpas a todos e diga que foi você que inventou todas aquelas mentiras.E assim foi, Pipoca pediu perdão a todos e disse que nunca mais faria aquilo, ele tinha aprendido a lição. Ninguém pode viver sozinho. Todos nós precisamos de alguém. Precisamos da mamãe, do papai, dos irmãos, do coleguinha, precisamos os irmãos da nossa igreja. E principalmente precisamos de JESUS CRISTO. Pois sem ele é muito difícil viver.

“Oh quão bom e quão maravilhoso é viverem unidos os irmãos”!
 (Salmo 133:1)
OBS. Outros versículos poderão ser usados nesta história, conforme a necessidade e assunto de cada um.








   
*****************************************************************
  Zé Coração
Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
(2 Coríntios 5:17)


Com essa história, você pode ensinar as crianças que devemos ter boas maneira em todos os lugares.

Este é o Zé Coração

Vocês sabem por que ele tem esse nome? 

É porque o seu rosto tem o formato de coração. Ele é um menino mal humorado, por isso, não tem amigos. (mostrar)

Ele tem olhos tristes (mostrar) 

Seus olhos só vêem o defeito dos seus colegas. Ele não acha nada bonito. 

Para ele, o mundo e a vida são horríveis. Ele não se alegra com nada. Qualquer coisa é motivo de choro.

Seus ouvidos são tristes (mostrar).
Ele só gosta de ouvir piadas picantes, indecentes, zombarias e palavrões.
Da sua boca, só saem palavrões, mentiras... (mostrar).
Ele fala mal de todos, põe defeito nos colegas... ele é malcriado, responde com desrespeito aos professores, às autoridades. Ele não respeita ninguém.
Tic-tac, tic-tac! (mostrar).
Ele não tem tempo para ajudar aos outros. Além disso, ele também só chega atrasado nas aulas.
Seus pés, como todo o seu corpo, também é triste (mostrar). Eles vão a lugares que não agradam a Deus. Eles costumam ser usados para fazer os colegas tropeçarem e para praticarem coisas más.
E suas mãos? Delas também só sai tristeza. Zé as usa para roubar coisas de seus colegas, como lápis, dinheiro, caneta e borracha. Os professores já não sabem o que fazer com ele.
Embora já tenha sido expulso de várias aulas e já tenha freqüentado muitas escolas, Zé Coração não se corrigiu.
Um dia, apareceu em sua escola, um menino chamado Beto.
Beto era um menino feliz e ao contrário de Zé Coração, gostava de fazer amizades.
Por ser muito simpático, Beto logo conquistou a amizade de Zé. E, num instante, Beto já estava falando de Jesus e do amor de Deus para o Zé. Ele até mostrou um versículo na Bíblia, que dizia:
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que n’Ele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna.”
Beto mostrou a Zé Coração, que o amor de Deus por ele e por toda a humanidade havia sido tão grande, que Ele enviou Seu único filho, Jesus Cristo, para morrer numa cruz pelos nossos pecados, nossos erros. E aquele que crer no sacrifício de Jesus não apenas terá vida eterna, mas terá também uma vida com objetivos, uma vida mais feliz.
Zé Coração sentiu o amor de Deus por ele, reconheceu as coisas erradas que fazia, e ele resolveu entregar sua vida a Jesus Cristo, pedindo-lhe para mudar, totalmente, o seu modo de ser.
E Jesus ouviu o pedido de Zé, transformando sua vida. Agora, ele é um menino feliz. (mostrar)
Tic-tac, tic-tac. Agora, Zé Coração tem tempo para ajudar aos outros.
Além disso, ele passou a chegar cedo na escola.(mostrar).
Os seus olhos, agora, enxergam o mundo lindo que Deus criou. Zé, agora, sabe ver as qualidades dos outros (mostrar).
Ele também gosta de ouvir só coisas boas. Os seus ouvidos estão sempre alegres, agora (mostrar).
Os seus pés passaram a andar só em lugares que agradam a Deus. Eles também são alegres. (mostrar)
As suas mãos, agora, vivem dispostas a ajudar os outros. E ele já não tira mais nada dos outros. Suas mãos são alegres. (mostrar)
Quanto à sua boca, dela, hoje, só saem palavras agradáveis, de estímulo e companheirismo.
Hoje, todos notam a transformação que Jesus fez na vida de Zé. Seus colegas e professores tornaram-se seus amigos e Zé, passou a ter, agora, uma vida repleta de sentido, uma vida cheia de razão, feliz.
“Entregue sua vida a Jesus e tenha uma vida transformada, como a vida de Zé Coração.”















*****************************************************************
MADUGU
HISTÓRIA MISSIONÁRIA

MADUGU era uma criança como toda criança, ele gostava muito de brincar, mas certo dia brincando, ele machucou a sua perna. E como doía! MADUGU mancava o tempo todo, apoiado em uma vara. O machucado de sua perna doía tanto que ele chegava a morder os próprios lábios. Ele já havia pegado algumas folhas de uma árvore espinhosa para colocar no machucado, porque a sua mãe tinha dito a ele que isto curaria seu machucado. Ele esperou que melhorasse, mas a perna doía ainda mais. Nisto,
( fig.1)  MADUGU ao ver de longe a casa dos missionários, deu um grande suspiro. MADUGU sabia que na casa dos missionários tinham remédios, mas eles eram cristãos. E MADUGU disse para si mesmo: - Eu sou um mulçumano! Nós mulçumanos não devemos deixar que estes cristãos toquem em nós. Apesar disso MADUGU sabia que alguns amigos dele tinham ido até lá na casa dos missionários e tinham sido sarados. E pensou... - Aqueles missionários são como anjos aqui na terra.
Certa vez MADUGU tinha visto um missionário que andava pela aldeia, e ele tinha um livro que “falava”! Nele havia uma página dourada. E dizia: - Talvez, se eu fosse  na casa dos missionários, poderia ver esse livro ou até pegá-lo. - Eu vou! Resolveu MADUGU. Era um caminho estreito, longo e cheio de pedras. MADUGU caminhou bem devagarinho. Seu machucado ardia como fogo. De vez em quando ele dava uma paradinha. Até que enfim conseguiu chegar à casa dos missionários.
( fig. 2) A esposa do missionário ao ver MADUGU, tratou-o com muito carinho, e lavou o seu machucado. E conversando com ele disse: - Eu me chamo Helena. - Você gostaria de ficar aqui até melhorar a sua perna? MADUGU não lhe respondeu. Olhou para ela desconfiado, e disse: -A senhora tem um livro que fala, não tem?! A missionária olhou para MADUGU admirada, e depois sorriu. - Oh! Você quer dizer o Livro sem Palavras?! - Ele tem uma página dourada, disse MADUGU. Ela brilha. A missionária passou pomada com todo cuidado no seu machucado e disse a MADUGU: - O dourado representa o céu. MADUGU concordou com ela balançando a cabeça. - Já sei sobre o céu. Meu professor mulçumano me falou sobre o céu. A missionária olhou para o rosto de MADUGU, e disse: - Só há um céu verdadeiro MADUGU, e foi Deus quem o criou. Lá não há tristeza, nem doença, nem choro... E nem pernas machucadas! Ela colocou um faixa na perna de MADUGU, e continuou conversando: - Hoje à noite, o missionário Davi, meu esposo vai falar sobre o Livro sem Palavras para as crianças, ele vai mostrar primeiro a página dourada. De repente, MADUGU pergunta: - Se eu ficar aqui até minha perna melhorar, alguém poderia avisar ao meu pai que estou aqui? - Claro que sim! Vou mandar Cardo, o menino de recados, avisar ao seu pai, ele
corre bem depressa. MADUGU ficou muito feliz. Já não se sentia mais preocupado. Ele quase não via a hora de chegar a noite para saber mais do livro. Mas, justamente quando a missionária Helena estava terminando de fazer o curativo em sua perna... Sabe o que aconteceu? MADUGU viu as crianças chegando. - Já estou terminando MADUGU! – disse a missionária Helena. - Precisamos terminar de colocar esse pano para proteger.
( fig. 3) Assim que terminou de fazer o curativo, MADUGU se juntou às crianças, e o missionário tinha a página dourada aberta. O coração de MADUGU bateu forte. E MADUGU disse: - Aí está o livro que fala! Todas as crianças olharam para MADUGU, e depois olharam para o livro que tinha a página dourada. Ouçam o que Jesus nos diz na Bíblia a respeito do céu, disse o missionário Davi. - “Vou prepara-vos lugar.” Isto Está escrito na Bíblia em João 14:2.
MADUGU se sentiu alegre ao escutar essa boa notícia, mas agora o missionário estava virando a página, e a próxima era completamente preta. Isto representa os corações sem Cristo. Representa o pecado e o mal. E fez uma pausa. - O pecado não pode entrar no céu! MADUGU então pensou em tantas coisas erradas que ele havia feito.
O missionário virou novamente a página, e esta era de um lindo vermelho. Logo em seguida levantou-se um menino e falou bem alto: - “O sangue de Jesus Cristo, nos purifica de todo o pecado.” I João 1:7 - Jesus morreu! Para purificar os nossos corações. Disse o missionário. De imediato, MADUGU pensou no dia em que foi morto um carneiro todo branquinho, em uma festa mulçumana em sua aldeia, que ele e os irmãos assistiram. Agora ele sabia que um carneiro não poderia de jeito nenhum lavar os seus pecados. - Jesus voltou para o céu, para preparar um lugar para nós, disse o missionário. MADUGU inclinou-se para frente, admirado. - Mas o senhor não disse que Ele morreu?! As crianças riram baixinho de MADUGU.
- Sim, Jesus morreu, mas Ele ressuscitou dos mortos, Jesus está vivo para sempre, é por isso que a Sua morte pode salvar-nos. - Disse o missionário Davi.
Então o missionário virou para a página branca. - Vejam! Isto representa um coração limpo! MADUGU desejava que o seu coração fosse assim, branquinho, branquinho e esse desejo foi para a cama junto com ele. Então ele começou a pensar: - O missionário havia dito que qualquer um poderia receber a Jesus em seu coração. MADUGU não ficava quieto na cama, se virava toda hora e ficava pensando: - Mas se eu chamar Jesus pra morar em meu coração, então eu não serei mais um mulçumano. Teria que ser um cristão, como eles! O desejo continuou com ele a cada dia. E sempre pensava: - Eu quero ter um coração limpo, como aquela página! Então cortou um pedaço de papel branco e colocou em seu bracinho tão escuro. Parecia mais branco do que nunca. Depois dobrou o papel e ficou com ele na mão, fazendo de conta que era parte do livro que falava.
MADUGU começou a aprender alguns versículos bíblicos, e cada dia que passava, não via a hora de se reunir para ouvir mais do livro que falava. Certa noite, o missionário disse: - Jesus está esperando que cada um de nós o chame para morar em seus corações. Ele quer nos perdoar e ficar bem juntinho de cada um de nós! Podemos nos chegar a Ele como um amigo, porque Ele é o nosso amigo. Ele é o melhor amigo que podemos ter.
( fig.4 ) MADUGU não esperou nem mais um minuto. Correu para o quarto que o missionário havia lhe dado, fechou a porta e se ajoelhou perto da cama. E orou assim: - Querido Jesus, estou pronto para recebê-lo agora. Por favor, venha e faça o meu coração ficar limpo. E por favor, deixe-me ser seu amigo. Quando ele subiu para a cama, estava muito feliz, quase não conseguiu dormir.
( fig. 5) Certo dia, MADUGU notou que a porta do escritório do missionário estava aberta. De fora, podia ver o Livro sem Palavras sobre a mesa. E MADUGU não pensou muito, entrou na ponta dos pés e sabe o que aconteceu? Ele pegou o livro. Era a primeira vez que ele tocava naquelas páginas coloridas. Neste momento ouviu um barulho atrás dele e depressa virou. Era o missionário que estava olhando para MADUGU. MADUGU levou um susto ao ver o missionário e disse: - Eu... Eu só estava dando uma olhadinha neste livro. O missionário sorriu pra ele e disse: - Tudo bem, não se preocupe MADUGU, vejo que sua perna está boa e você poderá ir pra casa amanhã. - Amanhã!!! – Exclamou MADUGU. Sem pensar, MADUGU disse ao missionário: -
Não quero ir para casa! MADUGU sabia muito bem, que se ele fosse embora, não poderia mais ouvir as mais belas histórias da Bíblia e ver as cores que falavam! O missionário compreendeu o que MADUGU disse daquela forma. Então o missionário aproximou-se de MADUGU e delicadamente pegou o livro, folheu-o  e, depois o devolveu a MADUGU e disse: - Quero dar este livro a você, para que você possa contar a história dele em sua aldeia. No dia seguinte, os missionários se despediram de MADUGU e oraram com ele e disseram: - Deus o abençoe.
(fig. 6) MADUGU de vez em quando olhava para trás enquanto descia a estrada dando tchau. Então quando ninguém mais o via andou bem depressa, e estava muito feliz. Segurava o livrinho sem palavras com orgulho e, a medida que ia andando, ia repetindo os versículos que aprendeu com o missionário. Quando se aproximou da aldeia, sua família ficou muito alegre ao vê-lo, e seus três irmãos perguntaram: - O que é isso que você ganhou? - Deixe a gente ver essas cores! Enquanto isso, MADUGU conservava o livrinho fechado. - Hoje à noite irei falar para vocês deste livro que fala. Assim que terminou o jantar, os meninos perguntaram: - Não está na hora? Está! Ou não está? - Sim! – Disse MADUGU.
( fig. 7 ) Ele sentou de frente dos seus irmãos, do mesmo jeito que viu o missionário fazer. E abrindo a página dourada, que brilhava no quarto quase escuro, disse: - Quando nós morremos, vivemos com Deus para sempre, se nossos corações estiverem limpos, pois este livro, diz que nós não somos bons, mas Deus é e seu filho Jesus também é bom. Deus mandou Jesus ao mundo, e Ele morreu por nossos pecados. E olhem! Abrindo a página branca disse: - O Senhor Jesus Torna limpinho o nosso coração sujo. Quando ele terminou de contar a história do livrinho, seus irmãos disseram: - Conte outra vez! MADUGU falou aos seus irmãos todos os versículos que tinha aprendido. No dia seguinte e durante toda a semana, os irmãos de MADUGU queriam ouvir mais e mais do livrinho, e cada dia que passava, um a um convidava Jesus para morar em seu coração. - Agora vocês precisam aprender todos os versículos que aprendi e que fala neste livrinho. Eu vou ensinar cada um deles para vocês. – Disse MADUGU.
Passados uns dias, Binho, que era seu irmão do meio de MADUGU, disse: - Eu também sei! E não demorou muito, Basu, o irmão caçula de MADUGU, falou: - E eu também! MADUGU ficou muito feliz por eles. Binho aproximou-se deles e disse: - Agora nós precisamos ter um livro que fala também. Os dois irmãos de MADUGU também concordaram. Mas o coração de MADUGU, quase se despedaçou de medo e disse: - Não há mais nenhum livro deste. Binho chegou nele e disse: - Você pode cortar o seu em quatro partes. Ele é tão grande!
( fig. 8 ) Mas MADUGU correu depressa para a sua casa na aldeia e disse:- Não! Não posso fazer isso! Não quero cortar o livro! Colocando o livro sem palavras debaixo de seu cobertor, sentou-se em cima do livrinho e dizia: - Não e Não! E pensando no que poderia acontecer se ele cortasse o livro, bem de vagarinho enfiou a mão em baixo do cobertor e tirou o livrinho. Mediu com seus dedos para ver de que tamanho ficaria cada parte, e notou que o livro ficaria muito pequeno. Naquela noite, MADUGU orou muito.
Novamente MADUGU cortou o livro e agora havia sobre o tronco quatro pedaços. Os irmãos de MADUGU nem se mexiam, pois eles sabiam que MADUGU estava muito emocionado.
MADUGU pegou as quatro partes e foi entregando uma a uma para seus irmãos e eles, com o maior cuidado, seguravam o livrinho e diziam a MADUGU: - Mamãe poderá costurar as páginas dos nossos livros que estão soltos. Todos estavam muito sérios. O coração de MADUGU estava muito feliz e lembrava o que aprendeu a respeito do livro e dizia: - Um coração limpo deve ter alegria em compartilhar com os outros. No momento em que terminou de entregar o livro para seus irmãos, sua parte do livro estava sobre o velho tronco e de repente um leve vento virou as páginas, ficando aberta na cor branca, era tão branca como antes! De repente, uma coisa maravilhosa aconteceu com MADUGU. Seu coração se encheu de alegria e em seu rosto surgiu um belo sorriso e disse: - Não tem importância que seja pequeno! Uma página pequena pode ser tão branca como uma grande! Ele sentia que naquele instante Jesus estava bem ao seu lado sorrindo e muito feliz por sua atitude. Os irmãos de MADUGU olharam para ele naquele momento e depois começaram a rir, balançando seus livrinhos e pulando de alegria.
MADUGU também pulava e gritava de alegria junto com eles.
APLICAÇÃO: Essa história tão bela nos ensina que MADUGU não guardou para si a mensagem do quanto Deus nos ama a ponto de enviar Jesus, Seu único Filho, para morrer em nosso lugar, para nos perdoar dos nossos pecados e vir morar em nosso coração. Jesus quer que você fale dEle para seus amiguinhos, para seus coleguinhas de escola, para todos aqueles que Deus colocar perto de você! Não deixe de falar de Jesus, de orar por aqueles missionários que estão falando de Jesus e de ajudar com sua oferta eles.













*******************************************************************************

MEU NOME É FEIO!

"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor, dar-lhe-ei o maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe".
 Apocalipse 2.17
(01)
"Trimmmm!" Assim tocou a  campanhia.
 Acabou o intervalo para o recreio e as professoras reuniam seus alunos para voltar às salas de aula.
Era o primeiro dia do ano letivo.
Aleluia fazia a primeira série do Ensino Fundamental. Até então, não havia escutado nenhuma crítica por parte de seus novos colegas que , afinal de contas, não a conheciam.
Era costume a professora fazer a chamada logo após o recreio.
Quando recomeçou a aula, teve início a chamada que, como todas as demais, era em ordem alfabética.
Como era um dos primeiros da lista, o nome de Aleluia não demorou a ser chamado.
 Mas tão logo seus colegas ouviram o seu nome, olharam uns para os outros e dispararam a rir por terem achado o nome da colega, ao mesmo tempo, estranho e feio.
Aleluia, constrangida e envergonhada, também disparou; só que num choro calado que quase não se fazia ouvir. O choro calado reprimia a dor que sentiu ao ter sido colocada como alvo da zombaria da classe, logo no primeiro dia de aula.
Ela não conseguiu conter as lágrimas.
É certo que, anteriormente, alguns já haviam achado o seu nome engraçado. Tanto seus primos quanto aqueles a quem seus pais a apresentavam. Mas nunca a afronte ao seu nome incomum chegou a ponto de expôla ao ridiculo diante de uma sala de aula inteira, como naquele dia.
Sua professora, "tia" Rebeca, vendo-se numa situação delicada, pediu o silêncio da classe e , por um breve instante, interrompeu a chamada para ir ao encontro de Aleluia para confortá-la.
(02)
 A professora se aproximou da nova aluna e tentou consolá-la, dizendo-lhe que não importava o nome que tinha, mas a pessoa que ela era de fato. E enfim, que não "ligasse" para os risos dos colegas.
O diálogo, quando é realizado, pode causar até uma mudança de comportamento.
Então, Aleluia enxugou as lágrimas e, olhando para sua professora com ternura, agradeceu o consolo dando-lhe um abraço, enquanto o restante da turma conscientizava-se de que havia magoado e de que a professora estava tentando somente contornar aquela situação constrangedora.
Rebeca é uma professora-modelo, uma profissional intensa e acima de tudo cristã, como revela sua maneira de agir e tratar seus alunos e as pessoas que a cercam. Por isso, além de educadora, ela sabe ser amiga. Sempre de bom humor e sorriso constante.
Aleluia é uma criança ativa, inteligente e simpática, mas qualquer crítica lhe abate.
"Tia" Rebeca disse à pequena aluna que não se sentisse triste por seu nome ser tão incomum. Afinal, Aleluia era um nome extraído do livro mais lido em todo mundo: a Bíblia.
A algazarra feita pela turma foi cessando, e Aleluia finalmente se acalmou.
Mas ela não conseguia parar de pensar na causa de toda aquela inquietação: seu nome. E procurava soluções em sua mente infantil, que dessem um fim àquele problema. Um drama que faria parte de toda sua vida.
Contudo, por mais que pensasse, não conseguia achar uma solução.
Então, caderno e lápis na mão, era hora de recomeçar a aula.

(03)
 Ao sair do colégio e ver sua mãe, que estava à sua espera, a pequena Aleluia correu para os seus braços e lhe disse muito triste, o que havia acontecido. Ao chegar em casa, D. Ana, diante de uma questão tão delicada, resolveu revelar a causa de ter dado à filha um nome sem igual.
-Bem, minha filha, nem eu, nem seu pai nunca lhe falamos sobre isto, mas acho que agora é o momento. Vou contar para você porque lhe demos este nome tão diferente.- disse D. Ana a Aleluia.
-Mamãe, eu quero muito saber.
-Quando eu estava grávida de você, fiz todos os exames que o médico me pediu, e num exame chamado ultra-sonografia eu descobri que o bebê que eu estava esperando era uma menina.
Quando chegou o dia do seu nascimento, eu fui para a maternidade, mas comecei a sentir dores além do normal e já estava começando a passar da hora de você nascer. Então o médico chamou seu pai e disse para ele que o meu estado era muito grave e que nós poderíamos até perder você. Seu pai não aceitou aquela palavra do médico e pediu a Deus um milagre. O médico não tinha me dito nada, mas eu percebi que alguma coisa estava errada. Comecei a orar e fiz um voto com Deus, dizendo: "Senhor, está e nossa primeira criança. Não deixe que nada de mal ocorra com ela. Tenha misericórdia de nossa filhinha. Estenda a tua mão para que ela venha aos meus braços perfeita e com saúde. Se isto acontecer, vamos dar a ela um nome santo e educá-la na Sua Palavra, ensinando-a a Sua vontade, meu Deus..."
Enquanto D. Ana contava a Aleluia, Sr. José chegou das compras.
-Papai, mamãe está me contando sobre o dia em que nasci e por que vocês me deram este nome.
-Por que estamos falando sobre isto agora? - perguntou o pai de Aleluia.
Imediatamente, D. Ana disse a ele tudo o que havia acontecido com a menina no colégio. E como Aleluia estava triste pelo nome que tinha.
Desse modo, Sr. José preparou-se para tratar do assunto com sua filha. Ele pensou: "como vou consolá-la? Talvez se eu usar a Bíblia fique mais fácil." E foi ao quarto pegar o livro sagrado.
(04)
  Aleluia, vendo que seu pai ia para o quarto, guardou silêncio e permaneceu como estava. Sr. José sentou-se ao lado da menina, abriu a Bíblia e começou a conversar com ela sobre a importância do nome de cada um.
-Minha filha, Aleluia não é um nome feio. Ao contrário é uma honra chamá-la por um nome bíblico.
E prosseguiu ele: "Aleluia" é uma palavra derivada do termo original em hebraico hallellü-yah e significa "louvai a Deus". É uma expressão de amor e adoração a Deus, usada por muitos judeus e cristãos de nosso tempo.
Seu nome, minha filha, é o resultado da nossa gratidão a Deus por sua vida e saúde. Além do mais, como você é uma boa menina, Deus um dia a chamará por um novo e lindo nome, que demonstre as suas qualidades.
Para provar o que disse, Sr. José leu para ela o trecho da Bíblia que diz o seguinte:
"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor, dar-lhe-ei o maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe". Apocalipse 2.17
E concluiu, dizendo: Um dia quando nos encontrarmos com Deus, todos  receberemos d'Ele um novo nome. Minha filha não é o nome que faz a pessoa, e sim a pessoa que faz o nome. è mesmo! Ela é quem pode construir ou não uma boa imagem de si mesma
-Está bem papai, eu já entendi tudo, mas então, qual será meu novo nome?
-Por enquanto, só Deus sabe. Mas quando chegar o dia você também saberá. respondeu Sr. José.
Os olhos de Aleluia brilharam com a doce esperança de ter , um dia, uma nova identidade.
Apesar de saber sobre a emocionante história que envolvia seu nome, Aleluia não se deixou convencer, nem reconsiderou a situação a fim de acomodar-se com seu nome.
Infelizmente, as palavras de sua mãe e de seu pai não lhe deram a força de que precisava para enfrentar a zombaria dos coleguinhas de turma.
(05)
Sentindo-se um pouco melhor, Aleluia foi brincar na varanda de sua casa. E vendo alguns de seus amigos, resolveu brincar com eles.
Quando a noite começou a chegar, todas as crianças que brincavam foram para casa, menos Tiago e Aleluia, que juntavam seus brinquedos espalhados.
-Por que você estava um pouco triste hoje?
-É por causa do meu nome. respondeu a menina.
-O que é que tem ele?
-No colégio, todo mundo riu do meu nome. Eu conversei com papai e mamãe e perguntei por que eles não me deram um nome mais bonito. Aí, eles me disseram que era para agradecer a Deus que tinham me dado um nome da Bíblia.  meu pai disse que um dia Deus vai dar um nome mais bonito para a gente lá no céu. Mas eu não queria esperar até lá, queria que Ele me desse agora. Como é que eu faço?
-Foi mesmo? Seu pai disse que a gente vai ter outro nome? Qual será o meu? Perguntou Tiago.
-Eu nem sei o meu... Mas o que é que eu faço,  Tiago?
Tiago também conhecia a Bíblia e respondeu à amiguinha: Peça a Deus o que você precisa, porque Ele ouve a gente.
-Como assim? - indagou Aleluia.
-No final do ano, eu pedi muito ao meu pai que me desse uma bicicleta, porque todos os meus colegas tinham uma, menos eu. Meus pais não podiam comprar para mim, porque eles não tinham dinheiro. Então, eu orei a Deus, pois a minha mãe disse que Ele ouve quando a gente pede aquilo que é bom.
E Tiago continuou contando a sua história:  Então, quando chegou o final do ano, meus pais me deram uma caixa bem grande e eu desconfiei que era uma bicicleta. Quando desembalei, nem acreditei! Uma bicicleta novinha, só minha! Perguntei à mamãe como ela tinha conseguido o dinheiro para comprar. Ela me disse que meu pai tinha ganhado dois salários naquele mês, é o que os adultos chamam de décimo terceiro salário, que pago no fim do ano. Aí sobrou dinheiro, e eles compraram minha bicicleta.
-Que legal!!  Vibrou Aleluia, que , alegre com a história do amiguinho, agradeceu a ele pela ajuda, confirmando que também iria pedir a Deus o que estava precisando. E voltaram para casa.
(06)  

Aquele tinha sido um dia inesquecível na vida de Aleluia. Na hora de dormir, ela resolveu fazer o que Tiago havia falado e orou a Deus:
-Senhor Deus, eu quero muito que o Senhor troque o meu nome por outro mais bonito.
No dia seguinte,  D. Ana,  não querendo lembrar à filha do ocorrido no dia anterior, acordou a menina, chamando-a pelo nome de Lulu.
-Obrigado meu Deus. Eu agora tenho um novo nome! Lulu é muito mais bonito que Aleluia! -Pensou a menina.
Daquela manhã em diante, Aleluia fez questão de assim se identificar. Ela foi para a escola muito satisfeita.
-"Tia" Rebeca, na hora da chamada, pode me chamar de Lulu. Assim, ninguém mais vai rir do meu nome.
-Se isto deixa você mais feliz, de hoje em diante só vou te chamar de Lulu. disse Rebeca.
(07) 
A pequena menina adotou esta nova identidade. E não mais se envergonhava de seu nome. Conforme os dias passavam e sua família lhe ensinava mais e mais sobre a Bíblia, melhor entendia como deveria orgulhar-se de seu nome. Afinal, ele está contido nas Sagradas Escrituras, onde sempre o encontrava quando o lia na Igreja. O que a fazia sentir-se muito importante, como de fato era, para Deus e sua família.
Enfim, descansou nossa Lulu na sublime esperança que Jesus lhe deu através da Bíblia: de uma  dia ter ela um lindo nome, escolhido por aquele que tudo faz com excelência: Deus.
Mas é necessário que os pais tenham bom gosto e , sobretudo, amor aos filhos, a fim de nomeá-los convenientemente,  para poupá-los de situações constrangedoras com as quais não saibam conviver.

"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor, dar-lhe-ei o maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe". Apocalipse 2.17
                                  Amém











******************************************************
                  PETELECO E SEU BICO ENVENENADO

“Quem é cuidadoso no que fala evita muito sofrimento.”(Provérbios 21 v 23)

(01)Peteleco já nasceu batendo bico, seus pais ficavam encantados 
com a sua inteligência, 
e sempre faziam    elogios:
Que gracinha! Dizia sua mãe.
Que inteligente! Dizia seu pai. Os dias se passaram e peteleco cresceu. 
E só parava de falar quando dormia.
(02)E como seu pai era muito cuidadoso, teve uma grande idéia, vou lhe dar  um dicionário pra você falar sem errar.
(03)Sua avó percebendo o interesse de Peteleco pelo dicionário lhe deu um grande conselho:
VOCÊ DEVE ESCOLHER BEM AS PALAVRAS QUE VAI USAR, SE NÃO CUIDAR SAI ASNEIRA!
(04)Peteleco não era papagaio pra ficar pensando antes de falar: Eu quero é me comunicar!
(05)Mas peteleco não deu ouvidos ao conselho de sua avó, começou a exagerar: abria o bicão e soltava uma rajada de palavras ofensivas sem ao menos se preocupar com as conseqüências, voz de taquara rachada! Dizia pro sapo Popó.  Olhou pro pavão Pedrão e dizia:  pavão pezudo!
(06)E Peteleco continuava destilando seu veneno, por onde passava deixava marcas do seu mal comportamento. De repente deu de cara com a pata Miloca e foi logo abrindo o bico: buzina entupida! buzina entupida!  E ninguém estava suportando mais a presença de Peteleco, todos os animais queriam distância de Peteleco, mas ele continuava achando que era o papagaio mais inteligente do mundo, soltava uma rajada de Palavras, estufava o peito e saia sem se dar conta do estrago que fazia com suas palavras envenenadas.
(07)Em pouco tempo o grande  e inteligente Peteleco ficou sem amigos. E a tristeza tomou conta dele, e ele questionava como assim ninguém quer ser meu amigo? Eu não fiz nada, eu só falei a verdade! Mas a coruja Cotinha aproveitou a oportunidade e disse: você só vê os defeitos dos outros, esquece de olhar para os seus! A vovó também aproveitou e disse: bem que eu te avisei: você deve escolher bem as palavras que vai usar, se não sai asneira. Eu te avisei, eu te avisei!
(08)E por muitos dias Peteleco não abriu o bico, ficou mudo, e  em vez de falar começou a pensar: será que toda essa trapalhada vai dar pra consertar? Será que meus amigos vão me perdoar? Será que um dia eu vou aprender a falar só o que for necessário? Como é que fui fazer isso com os meus amigos?...
COLOCA, SENHOR, UMA GUARDA NA MINHA BOCA; VIGIA A PORTA DOS MEUS LÁBIOS. (Salmos 141 v 3)

(09)E assim os dias foram passando e Peteleco continuava de bico fechado, então seus pais começaram a ficar preocupados: já tem muitos dias que ele esta assim, será que nosso filho vai aprender a colocar amor no bico? Ele precisa pedir perdão para seus amigos e consertar toda besteira que  fez, se não ele não vai agüentar ficar assim.
(10)Quando Peteleco não suportava mais aquela tristeza, tomou uma decisão: vou consertar o estrago que fiz, fez um vôo rasante e se aproximou dos seus amigos abriu o bico  e disse: Me perdoem , me perdoem eu não quero mais magoar vocês, eu quero ser amigos de todos vocês, eu aprendi a lição, aprendi a por amor no bico, me perdoem!
(11)No mesmo instante foi perdoado por Popó,  Pedrão, Cotinha e Miloca,  e todos disseram: você perdeu o veneno do bico, aprendeu a colocar amor no bico! Você está perdoado!
(12)Peteleco voltou a ser falante. Só que agora ele falava devagar e com cuidado, e toda vez que ia abrir o bico lembrava  dos sábios conselho da vovó: você deve escolher bem as palavras que vai usar, se não cuidar sai asneira!
(13)Seus amigos estavam curiosos e diziam: porque você esta falando assim? Peteleco dizia: resolvi seguir  os conselhos da minha avó!
(14)A bicharada não estava entendendo nada: e diziam uns pros outros:  conselho de avó que coisa mais antiga e cafona, Peteleco fez questão de deixar a bicharada mais curiosa ainda: APRENDI A ABRIR O BICO NA HORA CERTA!
(15)Mas para sua avó Peteleco confessa: MINHAS PALAVRAS ESTÃO SAINDO DO CORAÇÃO!  E vovó eu faço uma promessa pra senhora: nenhuma palavrinha que sair do meu bico vai pro lixo! E vovó tornou a dar lhe o conselho: CUIDE BEM DE SUAS PALAVRAS!

“QUEM É CUIDADOSO NO QUE FALA EVITA MUITO SOFRIMENTO.”
(PROVÉRBIOS 21 V 23) 
   
 
















                     
******************************************

DANIEL






























Ler: Daniel 6



Versículo para DECORAR: "Pois não há outro Deus que possa salvar como este". Daniel 3:29b.



APLICAÇÃO: mostrar que Deus é poderoso, por isso podemos confiar nEle em qualquer situação.



Desenvolvimento

Já fazia muito tempo que Daniel morava em Babilônia. Nabucodonosor tinha morrido e outro rei governava no seu lugar; ele se chamava Dario. Daniel continuava trabalhando no palácio, era um dos homens mais importantes da Babilônia.

 Alguns ajudantes do rei tinham inveja de Daniel, porque era inteligente e o rei gostava muito dele. Eles estavam procurando um motivo para fazer mal a Daniel. Então disseram ao rei: " ó rei, ordene que durante trinta dias todos façam os seus pedidos somente ao senhor", e o rei aceitou.

Todos daquele dia em diante só podiam fazer pedidos ao rei Dario, não podia nem orar a Deus. Quem desobedecesse seria jogado na cova dos leões.

Daniel tinha o costume de falar com Deus três vezes ao dia, na janela de sua casa. Ele gostava de falar com Deus e fazer seus pedidos. E agora, o que será que ele vai fazer: vai orar escondido, vai parar de orar ou vai continuar orando na janela? Ah, Daniel amava muito a Deus e ele continuou a fazer oração do mesmo jeito que fazia antes.

Os ajudantes do rei foram espiar se Daniel continuava orando a Deus. Chegando lá, viram que Daniel não obedeceu às ordens do rei. então, eles o pegaram e levaram à presença do rei, que, apesar de ser muito amigo de Daniel, teve de cumprir sua palavra, mandando-o para a cova dos leões. O próprio rei disse a Daniel: " que o teu Deus te salve". Naquela noite o rei não conseguiu dormir, tão triste que estava por causa de seu amigo.

Logo de manhã, Dario foi até a cova dos leões para ver o que havia acontecido com Daniel. O que vocês acham que aconteceu? Dario disse assim: "Daniel, servo do Deus vivo! Será que o seu Deus, a quem você serve com tanta dedicação, conseguiu salvá-lo dos leões?" Ele esperava ouvir a voz de Daniel... E de repente “ele escutou...” Que o rei viva para sempre!" Daniel estava lá, inteiro, sem nenhuma mordida ou arranhão. Deus mandou um anjo, que fechou a boca dos leões para que não o ferissem. Daniel não tinha culpa de nada, por isso não merecia morrer. O rei, muito alegre, mandou que tirassem Daniel de lá, e nenhum mal aconteceu.



Conclusão

O que diz o versículo de hoje? "Pois não há outro Deus que possa salvar com este". Nosso Deus é poderoso, protege os Seus filhos e pode fazer qualquer coisa. Se sabemos que o nosso Deus é tão poderoso assim, devemos confiar nEle em qualquer situação. Mas, se você ficar com medo de alguma coisa, fale com Deus sobre isso.

*********************************************************************************

A FLOR DA HONESTIDADE!

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. (Filipenses 4:8)

1- Conta-se que por volta do ano 250 A.C., na China antiga, um príncipe da região norte do país estava às vésperas de ser coroado imperador mas, de acordo com a lei, ele deveria se casar.

Sabendo disso, ele resolveu fazer uma "disputa" entre as moças da corte ou quem quer que se achasse digna de ser sua esposa. No dia seguinte, o príncipe anunciou que receberia, numa celebração especial, todas as pretendentes e lançaria um desafio.

Uma velha senhora, serva do palácio há muitos anos, ouvindo os comentários sobre os preparativos, sentiu uma leve tristeza, pois sabia que sua jovem filha nutria um sentimento de profundo amor pelo príncipe.

2-Ao chegar em casa contou à jovem e desesperou-se ao ver que ela pretendia ir à celebração, indagando preocupada:

_ Minha filha, o que você fará lá ? Estarão presentes todas as mais belas e ricas moças da corte. Tire esta idéia insensata da cabeça, eu sei que você deve estar sofrendo, mas não torne esse sofrimento uma loucura.

E a filha respondeu:

_ Não, querida mãe, não estou sofrendo e muito menos louca. Eu sei que jamais poderei ser a escolhida, mas é minha oportunidade de ficar pelo menos alguns momentos perto do príncipe, e isto já me torna feliz.

Na hora marcada, a jovem chegou ao palácio.

3- Lá estavam, de fato, todas as mais belas moças, com as mais belas roupas, com as mais belas jóias e com as mais determinadas intenções.

Em determinado momento, o príncipe anunciou o desafio:

4- Darei a cada uma de vocês, uma semente. Aquela que, dentro de seis meses, me trouxer a mais bela flor, será escolhida minha esposa e futura imperatriz da China.

A proposta do príncipe não fugiu às profundas tradições daquele povo, que valorizava muito a especialidade de "cultivar" algo.

5- O tempo passou e a  doce jovem, como não tinha muita habilidade nas artes da jardinagem, cuidava com muita paciência e ternura a sua semente, pois sabia que se a beleza da flor surgisse na mesma extensão de seu amor, ela não precisava se preocupar com o resultado. Mas passaram-se três meses e nada surgiu.

A jovem tudo tentara, usara de todos os métodos que conhecia, mas nada havia nascido,  Dia após dia. Por fim, os seis meses haviam passado e nada havia brotado.

Consciente do seu esforço e dedicação a moça comunicou a sua mãe que, independente das circunstâncias retornaria ao palácio, no prazo combinado, pois não pretendia nada além de mais alguns momentos na companhia do príncipe.

6- Na data e hora marcada, lá se apresentou, com seu vaso vazio, bem como todas as outras pretendentes, cada uma com uma flor mais bela do que a outra, das mais variadas cores e formas. A jovem ficou admirada, nunca havia presenciado tão bela cena.

7- Finalmente, chegou o momento esperado e o príncipe passou a observar a flor trazida por cada uma das pretendentes, com muito cuidado e atenção. Após analisar todas elas, ele anunciou um resultado surpreendente, indicando a bela mas humilde jovem, do vaso vazio, como sua futura esposa.

8-  O público presente, perplexo, quis saber o motivo, afinal, o desafio previa que se casaria com a moça que lhe trouxesse a mais bela flor e ele escolhera, justamente, a que não cultivara flor alguma.

Então, calmamente, o príncipe esclareceu:

9- Esta jovem foi a única que cultivou a flor que a tornou digna de se tornar uma imperatriz: A Flor da Honestidade, pois todas as sementes que entreguei eram estéreis.

A Honestidade é como uma flor, tecida em fios de luz, que ilumina quem a cultiva e espalha claridade ao redor. Independente de tudo e de todas as situações que nos rodeiam, que possamos espalhar essa luz àqueles que nos cercam.. Se para vencer, estiver em jogo a sua honestidade, PERCA!!!
                                     Você será sempre um vencedor !!!









2 comentários:

Ti@ Teté

Ti@ Teté
Ministério infantil!!

Minha família! minha herança!!

Seguidores